domingo, 24 de janeiro de 2010

Deus x Mamon


"... não podemos servir a Deus e a Mamon" (Mateus 6: 24).
Jesus falou com mais freqüência sobre dinheiro do que sobre qualquer outro assunto, inclusive o Reino de Deus.
Ele Se sentou à frente do gazofilácio e observava a multidão que depositava ali as suas ofertas (Marcos 12: 41). Jesus não só observava o que eles davam, mas discernia com que espírito eles davam.
Jesus expressa em Mateus 6:24, citado acima, que o dinheiro não é neutro. Ele é um poder com vida própria!
Mamon é uma palavra aramaica usada por Jesus para denominar o Deus do dinheiro. Se ele é um deus, ele é rival do nosso Deus. É por esse motivo que Jesus foi tão enfático: "ou vamos adorá-Lo, ou vamos adorar a Mamon (deus das riquezas). É impossível adorar a dois senhores!
O que temos que entender é que há uma força poderosa por detrás do dinheiro que nos domina e escraviza! Jesus afirma, àqueles que querem segui-lo, que há um motivo pelo qual tantos frutos espirituais não amadurecem: o amor as riquezas sufoca as plantas "recém-nascidas".
A REJEIÇÃO À MAMON É REQUISITO BÁSICO PARA SER DISCÍPULO DE JESUS! São exatamente as forças espirituais que estão atrás do dinheiro que dominam a vida das pessoas e as impedem de dar dinheiro!

1-) FRUTO DE ARREPENDIMENTO:
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento ..." (Lucas 3: 8).
"As multidões o interrogavam dizendo: Que havemos pois de fazer?" "Respondeu-Lhes: Quem tiver duas túnicas reparta com o que não tem; e quem tiver comida faça o mesmo" (Lucas 3: 10-11).
UMA DAS EVIDÊNCIAS DO GENUÍNO ARREPENDIMENTO BÍBLICO É VOCÊ DAR DOS SEUS BENS A OUTROS (Veja o exemplo de Zaqueu em Lucas 19: 1-10).
2-) PARTE DO COMPROMISSO DE SEGUIR A JESUS:
Jesus pede que os seus seguidores saiam da escravidão de Mamon para poder segui-Lo. Vemos Ele fazendo isso com o jovem rico, porém este achou que a Sua exigência era muito alta.
Simão, André, Tiago e João participaram de um tremendo episódio da pesca milagrosa. O barco quase afundava de tanto peixe e as redes quase se rompiam. Eles porém não ficaram presos no lucro que poderiam obter de tão grande pesca. Ao contrário: "eles deixaram tudo e O seguiram".
3-) PARTE DO MINISTÉRIO:
Jesus várias vezes instruiu os seus discípulos a rejeitarem a Mamon:
"...indo, pregai dizendo: O reino dos céus é chegado. Curai enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça daí. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre nos vossos cintos, nem alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento" (Mateus 10: 7-10).
Note que os doze foram enviados como DOADORES. Eles não cobravam, mas podiam receber dádivas relacionadas com as suas necessidades imediatas. Eles podiam também aceitar a hospitalidade que lhes era oferecida.
4-) TESOURO NO CÉU:
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:19-21).
Jesus deixa bem claro que você tem que fazer uma opção: ou o tesouro terrestre ou o tesouro celeste. Depende de você! Jesus deixa bem claro:
"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon (deus das riquezas)" (Mateus 6: 24).
Atenção: DAR É UMA ARMA ESPIRITUAL COM A QUAL AO MESMO TEMPO GANHAMOS O TESOURO CELESTE E, AO MESMO TEMPO, QUEBRAMOS O PODER DE MAMON SOBRE AS NOSSAS VIDAS!
E você? Prefere o tesouro celeste ou o tesouro terreno? Se preferirmos o tesouro terreno vamos fechar os nossos bolsos para Deus. Mas, se preferirmos os tesouros celestes, vamos cada dia mais abrir os nossos bolsos e dar como Deus dá.
5-) DAR AO NECESSITADO:
Deus enfatiza muito o DAR. Quando Jesus disse: estive preso e foste me visitar, estava com fome e me deste de comer, estava sedento e deste de beber, estava nu e você me vestiu, era um estrangeiro e você me hospedou ... , as pessoas ficavam surpresas. Quando fizemos a Ele alguma destas coisas? E Ele responde:
"... quando o fizeste a um destes pequeninos irmãos, a Mim o fizeste" (Mt 25: 40).
O dar generosamente não nos salva, mas mostra que somos salvos!
A nossa generosidade para com os outros traz-nos o tesouro celestial, a bênção divina, o reino, ou seja, santas recompensas. É é essa a razão porque Jesus enfatizou tanto o dar.
As pessoas que servem (ou querem servir) ao Deus verdadeiro precisam ser libertas da escravidão das riquezas. Nota: Deus não é contra as riquezas, mas é contra a escravidão que ela traz ao homem.
6-) DAR A QUEM PEDIR:
Um dos mais duros discursos de Jesus sobre o dar está no Sermão da Montanha:
"Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes"
( Mateus 5: 42). "E dá a qualquer que te pedir; e se alguém tomar o que é teu, tu não lho tornes a pedir (não entre em demanda)" (Lucas 6: 30).
Jesus não deixa espaço para as exceções. E o motivo é muito simples: Ele quer nos ensinar que não pode haver limites no nosso dar:
"Amai os vosso inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lucas 6: 35).
"Dai e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitarão no vosso regaço" (Lucas 6: 38).
Não é somente o dar aos nossos amigos e irmãos em Cristo que atrai as maravilhosas bênçãos de Deus para a nossa vida. Mas o dar também aos mendigos, aos inimigos e pecadores ingratos.
7-) DAR SECRETAMENTE:
"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis recompensa junto a vosso Pai que está nos céus. Quando pois deres esmolas, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo, que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que fez a tua direita, para que a tua esmola seja dada em secreto, e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará" (Mateus 6: 1-4).
Quando fazemos ofertas generosas e recebemos a aclamação dos homens achamos que isso é recompensa suficiente. Jesus diz o contrário: a recompensa destes só é a fama! Jesus diz que teremos recompensa celestial todas as vêzes que NÃO fizermos propaganda da nossa generosidade.
8-) DAR HOSPITALIDADE:
"Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas quando fizeres um convite, chama os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos. E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos" (Lucas 14: 12-14).
Dar ao necessitado deve ser prioridade, pois estamos dando a Deus!
Devemos dar de um modo que ganhemos tesouro no céu, ao invés de tesouro na terra!
Quando abrimos a nossa casa ao necessitado, temos uma substancial recompensa no céu.
9-) DAR AO GOVERNO:
"Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Lucas 20:25).
Devemos pagar os nossos impostos, sem, entretanto, esperar recompensa celestial. Note que em Mateus 17: 24-27, Jesus deu uma provisão milagrosa para que Ele e Pedro pagassem o seu imposto anual.
10-) DAR O PERDÃO A QUEM DEVE:
"o pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:11-12).
Dívida é uma forma de escravidão que aprisiona milhões de pessoas. Jesus associa o perdão ao suprimento básico de alimento. Se confiamos no Senhor para o suprimento do alimento, também devemos confiar N’Ele para nos livrar das nossas dívidas. Mas há uma condição: PERDOAR AQUELES QUE NOS DEVEM!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Imagem do seu Destino


"... que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o Seu propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos."
(II Timóteo 1,9)
Quando você recebeu esta mensagem você não estava na Terra. Deus nos deu o nosso destino antes dos tempos eternos, ou seja, antes da fundação do mundo.É curioso que se fala tanto em vida após a morte, mas pouco se fala de vida antes do nascimento.Ao analisarmos o primeiro capítulo do livro de Efésios lemos:
"Pois nos elegeu N'Ele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante D'Ele. Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da Sua vontade, para o louvor e glória da Sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado."
(Efésios 1, 4-6)
Deus nos escolheu N'Ele. Não foi por causa da sua compaixão por nós, ou porque éramos pecadores, mas unicamente por causa de Cristo. Nós fomos escolhidos e abençoados por causa de Cristo e em Cristo.Se Deus estivesse nos escolhido fora de Cristo, aí teríamos algo de que nos gloriar. Mas Deus escolheu a Jesus porque se agradou D'Ele, e nós fomos incluídos nessa escolha porque estávamos N'Ele. Isso deve nos dar humildade e quebrantamento diante de Deus, pois não temos merecimento ou honra nisto.Em Tito 1,2 vemos a confirmação de que a vida eterna nos foi concedida antes dos tempos eternos:
"... na esperança da vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos." (Tito 1, 2)
Deus criou o homem para dominar sobre a criação. O homem, porém, não obedeceu e caiu. Desde então Satanás domina a Terra. Como Deus sabia que isso iria acontecer, Ele nos escolheu em Cristo.Analisando Apocalipse 13,8 e 17,8 vemos que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo. Vemos também que os nossos nomes foram escritos no livro da vida ANTES da fundação do mundo. Nós, portanto, não entramos em Cristo no meio do caminho. Ou nós estávamos N'Ele, ou não. Quando Ele morreu, antes da fundação do mundo, nós morremos com Ele. E quando Ele ressuscitou, nós ressuscitamos com Ele, pois estávamos N'Ele:
"... estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus."
(Efésios 2, 5-7)
Tudo foi gerado inicialmente no reino espiritual e depois foi manifesto no reino visível, assim como a morte de Jesus aconteceu no reino espiritual antes da fundação do mundo, mas foi manifesta no reino visível há aproximadamente 2000 anos atrás.Jesus venceu a Satanás antes da fundação do mundo e nós o vencemos também porque estávamos em Cristo. Mas, agora a vitória precisa ser manifesta, através do corpo de Cristo, assim como aconteceu com Jesus.Quando lemos Genesis 1,1 vemos o seguinte:
"No princípio criou Deus os céus e a terra" (Genesis 1,1).
Note que a palavra é "NO princípio" e não "O princípio". Por quê ?PORQUE O PRINCÍPIO É DEUS. Tudo Deus comunicou a nós antes da criação. Ele nos deu vida antes do nosso nascimento, portanto, nós não nascemos para a morte.
"Eu anuncio o fim desde o princípio, desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu propósito subsistirá e farei toda a minha vontade."
(Isaías 46,10)
A SUA VIDA É PRODUTO DAQUILO QUE DEUS DISSE A SEU RESPEITO. E O QUE ELE DISSE, ELE FARÁ:
"Do oriente chamo a ave de rapina, e de um país remoto o homem do meu conselho. O que eu disse, eu o cumprirei; formei o plano, e o executarei."(Isaías 46, 11)
Precisamos entender a linguagem do Espírito de Deus:
"E depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões."
(Joel 2, 28)
Os jovens terão visões, mas os velhos sonharão porque estão dormindo. E aquí não se trata de idade cronológica, mas daqueles que estão como velhos dentro da Igreja. Vivem dormindo e se alimentando de sonhos."SE VOCÊ NAO PODE VER, NÃO PODE AGARRAR." Deus sabia, na plenitude dos tempos, quando você nasceria:
A NOSSA SEGURANÇA, PORTANTO, NÃO É POR RELACIONAMENTO HUMANO.
NÓS FOMOS ACEITOS ANTES MESMO DE APARECERMOS NESTA TERRA.
POR QUE FICAR DEPRIMIDO POR NÃO SER ACEITO PELO HOMEM ???
Tudo foi feito para servir você. Temos que voltar a ser crianças. Quando uma criança nasce, tudo acontece em função dela. Ela não precisa fazer nada !!!Nós precisamos conhecer a carta do Pai Celeste corretamente. Quando não conhecemos o propósito de Deus, o resultado será abuso:SE VOCÊ USAR UMA FACA COMO CHAVE DE FENDA, VOCÊ ABUSA DA FACA.Mas, quando você é abusado, você também é deixado de lado !!!
"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar a liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos ..."(Isaías 61,1)
Note que a restauração do Espírito Santo vai atingir aos contritos de coração, ou seja, aos de coração quebrantado na presença de Deus.José do Egito foi odiado pelos seus próprios irmãos porque eles não tinham a visão que ele tinha.QUANDO VOCÊ TEM A VISÃO, MUITAS VÊZES, VOCÊ NÃO É ACEITO.
MAS QUANDO VOCÊ TEM A VISÃO, VOCÊ NÃO É MAIS ABUSADO.
"Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírto do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."
(II Coríntios 3, 17-18)
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO É MUDAR A SUA IMAGEM, NA IMAGEM DO SEU DESTINO.O final tem uma imagem. Encontramos algo em Sua glória e copiamos para não perdê-la. Deus nos criou a sua imagem para não perder a glória que estava N'Ele e em Seu Filho Jesus (João 17, 22-24).
"... O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. Então, indo ter com eles os servos do pai de família, lhe disseram: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente ? Como então está cheio de joio ? Respondeu-lhes ele: Um inimigo é quem fez isso. Disseram-lhe os servos: Queres que vamos arrancá-lo ? Porém ele lhes disse: Nào, para que não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa. Por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, atai-o em molhos para o queimar; então colhei o trigo e recolhei-o no meu celeiro."
(Mateus 13, 24-30)
Ao analisarmos o texto acima podemos chegar as seguintes conclusões:
Deus semeou para colher. O Seu propósito é colher. Deus semeou Jesus para colher você (vs. 24).
As pessoas que não têm conhecimento e visão do que Deus tem para nós, acabam abusando de nós. São os que dormem (vs. 25).
De onde vêm as ervas daninhas ? São os que dormem ao nosso lado (vs. 27).
Ordem: Não arrancar o joio ! Mesmo os servos não têm o direito de arrancar as ervas daninhas, para não machucar o trigo (vs 28-29).
QUANDO AS PESSOAS OLHAM PARA A ERVA DANINHA, ELAS NÃO CONSEGUEM VER A GLÓRIA DE DEUS. JESUS NÃO QUER PESSOAS AO REDOR DE VOCÊ OLHANDO AS ERVAS DANINHAS.QUANDO VOCÊ NÃO OLHA PARA AS ERVAS DANINHAS, AS PESSOAS FICAM INCOMODADAS COM VOCÊ.VOCÊ TEM QUE VER COMO JESUS VÊ. E ELE NÃO ESTÁ OLHANDO PARA AS ERVAS DANINHAS.A beleza está em como você vê as coisas:
A galinha quando olha para os ovos ela vê os pintinhos que vão nascer.
Você vê o omelete. E, se a galinha resistir em deixar você pegar os ovos, você pode vê-la assada com batatas.
VOCÊ JÁ FOI ABUSADO COMO ESSES OVOS, ULTIMAMENTE ??? Uma visão é enxergar os ovos para comer.A outra visão, é a galinha defendendo os seus pintinhos.
Temos aquí duas visões: Qual é a verdadeira ? Você está sendo um ovo abusado ???
NINGUÉM PODE OLHAR PARA VOCÊ E DIZER QUEM VOCÊ É. SÓ DEUS !!!
A visão da sua vida é melhor com os seus olhos fechados: O Espírito Santo não te acusa !!! O Espírito Santo não te culpa !!! Ele não diz o que está errado em você. Ele diz o que você tem que CONHECER.Deus quer a simplicidade do Evangelho na sua vida. Ele não quer que você fique procurando ervas daninhas em você.Você não precisa daquele fundo musical especial para ser curado por Deus. Você precisa é do Espírito Santo para não ser mais vítima do abuso dos homens.
VOCÊ É PRODUTO DO SEU DESTINO !!!VOCÊ É OBRA DE ARTE DE DEUS !!!
Olhe para a glória. É alí que você descobre os propósitos de Deus.Se você se submete a um homem que não conhece a glória de Deus, você acabará sendo abusado.Você não precisa visitar o seu passado para conhecer a glória de Deus e a Sua cura. Você mesmo pode dar a ordem:"DOR, VOCÊ NÃO TEM PODER SOBRE O DESTINO PROFÉTICO DA MINHA VIDA !!!"Lembre-se disso: é o Espírito Santo que nos molda. Estamos aquí para a glória, para sermos liberados, para recebermos de volta os sonhos que foram roubados, quebrados. A nossa vida merece cura !!!VOCÊ TEM QUE DECIDIR JAMAIS COLOCAR A SUA VIDA NAS MÃO DE UM HOMEM.
VOCÊ TEM QUE COLOCAR A SUA VIDA NAS MÃOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

domingo, 10 de janeiro de 2010

A Experiência com Cristo Ressurreto


Jesus foi julgado, preso, torturado, crucificado e morto na cruz.Seu corpo foi tirado do sepulcro por José de Arimatéia, homem ilustre do Sinédrio / seguidor de Jesus e Nicodemos, o fariseu (Lucas 23: 50-51).Eles foram testemunhas do sepultamento, juntamente com Maria Madalena e Maria, mãe de José (Lucas 23: 55-56).Todos viram que o corpo fora depositado no túmulo (Lucas 23: 55).Essas mulheres amavam a Jesus e o haviam seguido até o fim e acompanharam de longe sua crucificação e sepultamento.Observe que muitos foram testemunhas da sua morte e sepultamento.Após o sepultamento voltaram ao sepulcro e viram a pedra removida (Lucas 24:3).Entraram e viram que o corpo do Senhor não estava alí. O túmulo estava vazio (Lucas 24: 3).Viram dois anjos que disseram: "por que buscais entre os mortos quem está vivo?" (Lucas 24: 5).Lembrai-vos do que vos disse estando ainda na Galiléia:"É necessário que o filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja" (Lucas 24: 7).As mulheres comunicaram o fato aos discípulos => eles não creram mas, Pedro e João, foram até lá e só viram os lençóis e começaram a crer no que as mulheres haviam dito.
Você crê na ressurreição de Jesus ou tem aceito sobre ela em sua MENTE, sem entretanto CRER no coração? Podemos achar uma história incrível e maravilhosa, mas sem experimentar a realidade desse fato!Todos nós precisamos da revelação da ressurreição de Jesus Cristo no nosso espírito. E quando isso acontece é como uma "bomba nuclear" que explode dentro de nós, revolucionando a nossa vida.Não precisamos ver Jesus Cristo no corpo glorificado para crer. Nós precisamos do TESTEMUNHO DO ESPÍRITO.A revelação da ressurreição de Jesus dada pelo Espírito tem o mesmo efeito que a visão que os apóstolos tiveram do Cristo ressurreto, pois o Espírito Santo é o próprio Jesus.Se não estamos experimentando essa ressurreição é sinal que não estamos crendo mas podemos ouvir esta palavra e receber a revelação.
QUATRO INDICADORES DA EXPERIÊNCIA COM CRISTO RESSURRETO NA NOSSA VIDA:
1-) PAZ (João 20: 19-21):
Os discípulos estavam atemorizados e sem esperança! Jesus ressurreto aparece no meio deles e diz: "PAZ SEJA CONVOSCO!".Eles não haviam crido nas mulheres e agora o próprio Jesus veio visitá-los não em espírito, não em visão, mas em corpo ressurreto mostrando-lhes as mãos e o lado!
Você não acha que uma visita pessoal de Jesus resolveria todos os seus problemas?
Observe que Jesus não censurou os discípulos pela falta de fé ou pelo medo que sentiam. Ele Se apresentou no meio deles e disse: "Paz seja convosco!" Hoje, somente aqueles que crêem na Sua Ressurreição podem recebê-la!
Antes de morrer Jesus prometeu que não nos deixaria órfãos, mas enviaria outro Consolador que estaria para sempre conosco (João 14: 16-18).
O apóstolo Paulo não viu Jesus em corpo mas foi o maior dos apóstolos. Ele recebeu a revelação de Jesus no Espírito. E isso foi o que mudou a sua vida.
Os discípulos souberam que Jesus ressuscitou mas não creram. A prova foi o medo, a insegurança. Nós também sabemos que Ele ressuscitou mas não cremos. Temos medos e temores.
Mas assim como os discípulos, quando recebermos a revelação de Jesus ressuscitado no nosso espírito, teremos uma ALEGRIA E UMA PAZ CONTAGIOSAS (João 20: 20-21)! Seremos livres para pensar nos outros, abençoá-los e derramar o amor de Deus para cada perdido que encontrarmos no nosso caminho.
2-) PERDÃO (João 20: 22-23):
Muitas vezes temos dificuldades para crer que Deus nos perdoa. Freqüentemente estamos pedindo perdão pelos mesmos pecados. Isso acontece porque não temos a revelação de Jesus Cristo ressuscitado.Quando vemos a Jesus ressuscitado e recebemos Seu Espírito, somos enviados para perdoar pecados. Jesus ressurreto nos dá o perdão para que perdoemos uns aos outros.
O perdão e o arrependimento dependem da ressurreição de Jesus. Sem crer nela é impossível crer no perdão de Deus (Atos 5: 30-32).
Paulo diz em I Coríntios 15: 16-17 que: "se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé e ainda permaneceis nos vossos pecados".
Sem a experiência com Cristo ressuscitado não experimentamos a convicção do perdão dos nossos pecados. Lembre-se: o perdão é o início da nossa paz.
3-) SEGURANÇA:
Segurança significa uma firme confiança, sem medo ou ansiedades. Normalmente agimos como crianças choramingonas que têm medo do escuro, de cobras, de ladrão, de doenças, etc...
A Bíblia nos diz em Tiago 5: 14-15: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará. Se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados."
Mas ao invés disso preferimos correr para a fila do INSS ou para o farmacêutico mais próximo. Nós achamos que estes versículos só funcionam em reuniões de grande avivamento. O objetivo ao falarmos isso não é criticar ninguém, mas mostrar que não cremos como pensamos na ressurreição de Jesus.Jesus apareceu a João em Patmos, não no corpo, mas em visão, no Espírito, para lhe dizer:
"Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou o que vivo; fui morto, mas estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno". (Apocalipse 1: 17-18)
Ele vive pelos séculos dos séculos para tomar conta de tudo: desta vida e da vindoura. Por que ter medo do diabo, da morte e da doença? Ele está vivo hoje e diz para você o que disse para João em Patmos: Não temas !!!
É verdade que temos passado por provações, mas o fogo do Senhor vem na nossa vida para nos PURIFICAR e nunca para nos destruir!
Isaías 43: 1b-3: "Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti".
4-) ESPERANÇA (I Pedro 3-9):
Esperança é uma coisa maravilhosa. Quem tem esperança viva não desanima. Tem paciência, pois sabe que o Sol se levanta todo dia na mesma hora.O Pedro que havia negado a Jesus covardemente é o mesmo que fala agora de uma esperança viva, mediante a ressurreição de Jesus Cristo. Quando ele recebeu essa esperança? Em Pentecostes.
Você percebe agora a importância da ressurreição de Jesus ser revelada pelo Espírito? O fato de anteriormente Pedro ter visto Jesus em corpo glorificado e o próprio Jesus ter comido com eles ainda não tinha sido o suficiente. Pouco depois ele disse: "Vou pescar" (João 21: 3).
Mas no dia de Pentecostes o Espírito Santo o lembrou de tudo o que havia visto e ouvido e ele se levantou sem medo e proclamou o Evangelho vivo (Atos 2:23-24). Hoje também nós somos chamados para sermos testemunhas, no Espírito, da ressurreição de Jesus.
I Coríntios 15: 19: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens".
Se o fato de sermos crentes nos impede de fazer o que os outros fazem e ainda temos tribulações e não cremos na certeza da vida vindoura, então somos os mais infelizes de todos os homens.Mas graças a Deus, porque baseados na ressurreição de Jesus podemos ter esperança. A diferença entre nós hoje e os cristãos da Igreja Primitiva é que eles realmente criam na Ressurreição de Jesus. Nós cremos nela como uma maravilhosa e interessante história, mas se tivermos a mesma revelação que eles tiveram isso vai revolucionar a Igreja de hoje.
Romanos 8: 11: "Se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo Jesus vivificará também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita".
O que fazer então ante a nossa falta de fé? Acomodar? Desistir? Ficar pensando que não tem mais jeito? NÃO !!! Temos que conhecer as nossas faltas e entrar em dores de parto, gemendo e clamando até que Cristo ressuscitado seja revelado em nós!

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Senhor é meu Pastor


Ele diz: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo 10,11)Deus nos criou e tem direitos legítimos sobre nós, porque nos criou para objeto do seu amor.Comprou-nos por alto preço, pela sua vida imolada e pelo seu sangue derramado.Por isso ele pode dizer: "Eu sou o bom pastor..."Como ovelhas do seu rebanho ele continua se entregando por nós, nos guardando com o seu Espírito Santo, nos buscando, nos salvando, nos restaurando. A marca na orelha => Sinal de dor mas de propriedade final. A quem você pertence ???João 16,33
Para um pastor não há alegria maior do que ver as suas ovelhas contentes.
O pastor não poupará esforços para trazer a melhor relva, o melhor pasto para o seu rebanho, assim como água pura.
O pastor lutará para poupar as ovelhas dos ataques dos animais ferozes, para dar abrigo nas tempestades, e dar proteção contra as parasitas.
Logo ao amanhecer ele examina o seu rebanho com os seus olhos e sabe identificar se as ovelhas estão bem, se alguma está doente ou necessita de cuidados especiais. "não dormitará aquele que te guarda" (Salmo 121,3b).
Mas, apesar dos cuidados do pastor, algumas ovelhas estão insatisfeitas. Sempre estão pensando em pular a cerca, achando que a grama do outro lado é mais verde.
Às vêzes, pela sua teimosia, abre buraco na cerca e passa para o outro lado. Só aí então que ela vai enchergar que o pasto lá é ralo, queimado e sêco.
O pior desse comportamento, é que ela ensina os seus cordeirinhos a fazerem o mesmo. Assim o pastor não tem alternativa, senão sacrificá-la para preservar todo o rebanho.
** Características das Ovelhas:
Não se deitam se estiverem com medo, fome, brigadas com outras ovelhas, ou atacadas pelos insetos. Todas essas tensões fazem com que a ovelha não descanse.
Assustam-se facilmente e ficam apavoradas pelo mínimo problema.
Não sabem defender-se. Sua alternativa mais comum é fugir.
Se estiver grávida e for perseguida por animais ferozes, pode perder a cria.
Nada as tranquiliza mais do que ver o seu pastor.
Algumas, em geral as mais velhas, disputam pela liderança do próprio rebanho, empurrando e marrando as mais novas para longe das melhores partes dos pastos. (Ezequiel 34, 15-22): "Quando os nossos olhos estão fixos no Senhor não há tempo para contemplarmos aqueles que nos rodeiam, e assim podemos entrar em perfeita paz".
As ovelhas da palestina enfrentam locais com pedras duras, raízes no solo, espinheiros, etc... se estes obstáculos não forem retirados as ovelhas podem se ferir. Jesus retirou as pedras do nosso orgulho, os espinhos da nossa incredulidade e as nossas raízes de amargura.
Algumas ovelhas preferem escolher pastagens de qualidade inferior. E isso é uma das coisas que mais espanta o pastor . Mas o bom pastor preparou pastos verdejantes para aqueles que querem se alimentar deles e aí encontrar a paz e a plenitude.
A ovelha precisa de água, embora se dê bem em lugares secos. Mas é pastor que sabe onde estão os melhores lugares para aquele rebanho beber. E, se não houver um lugar próprio, adequado, ele vai cavá-lo no solo. Se a ovelha não for conduzida a um lugar de água pura, ela pode beber em poças poluídas e adoecer. Só o Senhor nos leva a águas de descanso. Mas nós tentamos procurar pelo intelecto, pela ciência e pela formação acadêmica a nossa satisfação, mas nada disso nos satisfaz.
Quando vira-se de costas, não consegue desvirar-se sozinha, ou colacar-se de novo em pé. se o pastor não ajudá-la pode até morrer.
Algumas procuram lugares mais cômodos, mais macios e mais confortáveis para deitar. Mas é nesses lugares que mais ficam viradas.
As que estão com muita lã, viram mais facilmente porque ficam mais pesadas. A única saída é tosquiá-la. A lã representa o egoísmo, o orgulho, a revelação exteriror da nossa condição interior. Por isso o sacerdote no a.t. não usava roupas de lã no santíssimo.
Às vêzes a ovelha vira porque está gorda demais. Note que gordura não é sinal de saúde. Tinha que passar por uma dieta. O mesmo princípio vale espiritualmente.
Têm hábitos repetitivos. pastam nos mesmos lugares até que destruam o pasto. Defecam na própria terra, liberando vermes e parasitas. Se o pastor não dirigí-las a novos pastos, vão repetindo os velhos hábitos (Isaías, 53,6). O nosso orgulho faz-nos caminhar pelos mesmos caminhos porque achamos que sabemos o que é melhor para nós.
A ovelha teimosa pastará sempre nos mesmos trilhos. O seu fim será o emagrecimento, doenças e sofrimentos. Como ovelhas do senhor nós precisamos abrir mão de querer conduzir-nos e deixarmo-nos, de uma vez por todas. ser conduzidos por ele. Isso é negar-se a si mesmo. Quando a ovelha descobre que é melhor ser guiada, só então ela estará pronta para ser conduzida aos pastos verdejantes. Isso implica muitas vêzes em ter que ser diferente do grupo. Mas, ao invés de ficar todo o tempo querendo defender os seus direitos, abre mão deles em favor dos outros. Abro mão de escolher o meu caminho para que o do senhor prevaleça.
Em determinados momentos as ovelhas têm que ser conduzidas para as partes mais altas das montanhas e aos vales escuros e profundos. Essa experiência pode parecer muito difícil, mas é nesses lugares justamente que se encontram os melhores pastos, e um maior número de fontes de águas, apesar das grandes ameaças de tempestades, ataques de lobos, onças e até deslizamentos de terra ou de neve. Mas quando o nosso pastor está conosco, nenhum mal nos atingirá.
Algumas ovelhas precisam ser corrigidas e, muitas vêzes, o pastor precisa usar a vara para disciplinar e corrigir aquelas que queriam se afastar do grupo. Note que a vara que era usada para a correção, era também usada para manifestar os milagres (como no caso de moisés). A vara hoje nos afasta das vãs filosofias e da confusão mental (Ez 20, 37).
A vara era usada, também, para contar o rebanho, separar as ovelhas, como arma de defesa e para examinar a ovelha ver se ela não tinha carrapato, etc... (salmo 139,23-24).
Além disso temos o cajado. tem a ponta curva, é fino e longo. Serve para trazer a ovelha mais perto do pastor. Serve para trazer as ovelhinhas que se afastaram para perto da mãe. Isso acontece porque se a fêmea sentir o cheiro da mão do pastor, pode rejeitar o cordeirinho. O cajado, ainda, pode servir de apoio ao pastor quando ele está cansado.
Na é poca do verão as ovelhas são fortemente assediadas pelas moscas que querem usar a humidade do seu focinho para alí deixarem os seus ovos. Isso pode gerar grandes e complicadas inflamações que vão desde a morte da ovelha até a sua cegueira. O pastor precisa aplicar óleo de oliva, sulfa e especiarias para afastar as moscas. (Salmo 23,5b).
Na época do outono as fêmeas passam a ser disputadas pelos machos. é o tempo do cio. Estes batem as suas cabeças uma nas outras tentando disputar a fêmea. O pastor sabe que isso pode ferí-los muito, por isso passa uma espécie de graxa em suas cabeças, para protegê-los. Na igreja de hoje ocorrem também muitas disputas acirrdas, contendas que geram rivalidades, ciúmes e disputas. Só a unção do Espírito Santo aplicada pode restaurar essas coisas.
No inverno, quando uma ovelha se congela, muitas vêzes o pastor tem que dar a ela um pouco de vinho ou conhaque misturado com água para ela voltar a se aquecer de novo.
Uma ovelha nem sempre reconhece e entende os cuidados do seu pastor para com ela. Mas ela pode ter a certeza da sua bondade e misericórdia para com ela, não só nos momentos felizes, mas nos difíceis também.
Em todos os momentos, no calor forte do verão, nas tempestades de outono, no frio da neve, ou em qualquer momento de dificuldade, nós podemos estar tranquilos, ficarmos confiantes, porque podemos habitar seguros na sua casa. (Salmo 23, 6).
Precisamos saber que Deus nos deu como ovelhas à propriedade do nosso supremo pastor: Jesus Cristo.
O nosso contentamento, a nossa paz, a nossa alegria deve transparecer aos outros, revelando a confiança de que vamos habitar em sua casa para sempre.