quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O casamento é o fim do namoro?


A finalidade, o objetivo do namoro é o casamento; mas o casamento não é o fim do namoro. Na verdade, o namoro deve continuar pelo resto da vida a dois. O namoro continua sendo muito importante dentro do casamento. Quando o fim do namoro é o casamento, grandes são as chances desse casamento desmoronar. Jaime Kemp, um conselheiro familiar bastante conhecido, tem uma ilustração interessante. Ele a chama de "Banco do Amor". "Todos nós temos contas no Banco do Amor. São várias, uma para cada pessoa com quem nos relacionamos. Vou, no entanto, limitar-me às contas familiares: dos maridos e esposas, dos pais e filhos, dos irmãos e irmãs. As pessoas fazem depósitos ou retiradas, dependendo do tipo de relacionamento que possuam. Bons relacionamentos resultam em depósitos, mas os maus relacionamentos resultam em retirada...

Infelizmente, há muitos casais que possuem relacionamentos desgastados, sofridos e suas contas se encontram no negativo... O amor é como uma planta. Para que ela cresça bonita e saudável, precisa de água, sol, sombra, fertilizantes etc. Todo relacionamento humano precisa de constantes depósitos... Quando foi o seu último depósito ? "(7)
É interessante que, durante o período de namoro, muitas são as juras de amor eterno, os presentes, os programas, as roupas bonitas, os penteados cheios de cuidados, os perfumes, as gentilezas etc. Entretanto, aqueles que consideram que o fim do namoro é o casamento, abandonam todas ou quase todas essas práticas e passam a agir de modo totalmente inverso! Essa é uma das razões pela qual os casamentos acabam durando muito pouco. É preciso fazer "depósitos" constantes no Banco do Amor. É preciso continuar perdoando, amando, protegendo e valorizando o cônjuge. Muitos maridos passam a agir exatamente como agiriam após haverem "transado" com a namorada - isto é, passam a tratar a esposa com indiferença,sem qualquer interesse nela. Por outro lado, as mulheres também, muitas vezes, perdem todo o encanto, pois já não se arrumam como se arrumavam, já não usam aquele perfume que o namorado tanto apreciava (quando não ficam mal-cheirosas), esquecem-se de que o seu corpo é "o templo do Espírito Santo" e deixam de cuidar dele, tornam-se relaxadas com tudo. Tanto o marido como a mulher precisam estar atentos para que o namoro tenha sua continuação no casamento. "É preciso avaliar e pensar criativamente em como 'regar a planta'. Em como receber e depositar no Banco do Amor. "(8)
Esposas continuam gostando de ganhar um presente, de receber flores, de sair para jantar, de ouvir elogios sobre sua aparência etc., exatamente como quando eram namoradas. Os esposos, por sua vez, continuam gostando de ver sua "namorada" com os cabelos penteados, limpas, cheirosas, de comer algo feito especialmente para ele, de
ouvir palavras de amor. "Lembre-se de que a frase Eu amo você! , dita sincera e freqüentemente, afofa o terreno do relacionamento e pré-dispõe o aprofundamento de raízes. ...Não deixe suas contas no negativo... Você vai se sentir muito melhor tendo saldos positivos. Lembre-se, o Gerente (Deus) está esperando por seus depósitos!" (9)"No casamento, o homem e a mulher são parceiros, amantes, amigos. É um laço tão poderoso, tão especial que seu propósito é durar para sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário