terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Deus x Mamon


"... não podemos servir a Deus e a Mamon" (Mateus 6: 24).
Jesus falou com mais freqüência sobre dinheiro do que sobre qualquer outro assunto, inclusive o Reino de Deus.
Ele Se sentou à frente do gazofilácio e observava a multidão que depositava ali as suas ofertas (Marcos 12: 41). Jesus não só observava o que eles davam, mas discernia com que espírito eles davam.
Jesus expressa em Mateus 6:24, citado acima, que o dinheiro não é neutro. Ele é um poder com vida própria!
Mamon é uma palavra aramaica usada por Jesus para denominar o Deus do dinheiro. Se ele é um deus, ele é rival do nosso Deus. É por esse motivo que Jesus foi tão enfático: "ou vamos adorá-Lo, ou vamos adorar a Mamon (deus das riquezas). É impossível adorar a dois senhores!
O que temos que entender é que há uma força poderosa por detrás do dinheiro que nos domina e escraviza! Jesus afirma, àqueles que querem segui-lo, que há um motivo pelo qual tantos frutos espirituais não amadurecem: o amor as riquezas sufoca as plantas "recém-nascidas".
A REJEIÇÃO À MAMON É REQUISITO BÁSICO PARA SER DISCÍPULO DE JESUS! São exatamente as forças espirituais que estão atrás do dinheiro que dominam a vida das pessoas e as impedem de dar dinheiro!

1-) FRUTO DE ARREPENDIMENTO:
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento ..." (Lucas 3: 8).
"As multidões o interrogavam dizendo: Que havemos pois de fazer?" "Respondeu-Lhes: Quem tiver duas túnicas reparta com o que não tem; e quem tiver comida faça o mesmo" (Lucas 3: 10-11).
UMA DAS EVIDÊNCIAS DO GENUÍNO ARREPENDIMENTO BÍBLICO É VOCÊ DAR DOS SEUS BENS A OUTROS (Veja o exemplo de Zaqueu em Lucas 19: 1-10).
2-) PARTE DO COMPROMISSO DE SEGUIR A JESUS:
Jesus pede que os seus seguidores saiam da escravidão de Mamon para poder segui-Lo. Vemos Ele fazendo isso com o jovem rico, porém este achou que a Sua exigência era muito alta.
Simão, André, Tiago e João participaram de um tremendo episódio da pesca milagrosa. O barco quase afundava de tanto peixe e as redes quase se rompiam. Eles porém não ficaram presos no lucro que poderiam obter de tão grande pesca. Ao contrário: "eles deixaram tudo e O seguiram".
3-) PARTE DO MINISTÉRIO:
Jesus várias vezes instruiu os seus discípulos a rejeitarem a Mamon:
"...indo, pregai dizendo: O reino dos céus é chegado. Curai enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça daí. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre nos vossos cintos, nem alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento" (Mateus 10: 7-10).
Note que os doze foram enviados como DOADORES. Eles não cobravam, mas podiam receber dádivas relacionadas com as suas necessidades imediatas. Eles podiam também aceitar a hospitalidade que lhes era oferecida.
4-) TESOURO NO CÉU:
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:19-21).
Jesus deixa bem claro que você tem que fazer uma opção: ou o tesouro terrestre ou o tesouro celeste. Depende de você! Jesus deixa bem claro:
"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon (deus das riquezas)" (Mateus 6: 24).
Atenção: DAR É UMA ARMA ESPIRITUAL COM A QUAL AO MESMO TEMPO GANHAMOS O TESOURO CELESTE E, AO MESMO TEMPO, QUEBRAMOS O PODER DE MAMON SOBRE AS NOSSAS VIDAS!
E você? Prefere o tesouro celeste ou o tesouro terreno? Se preferirmos o tesouro terreno vamos fechar os nossos bolsos para Deus. Mas, se preferirmos os tesouros celestes, vamos cada dia mais abrir os nossos bolsos e dar como Deus dá.
5-) DAR AO NECESSITADO:
Deus enfatiza muito o DAR. Quando Jesus disse: estive preso e foste me visitar, estava com fome e me deste de comer, estava sedento e deste de beber, estava nu e você me vestiu, era um estrangeiro e você me hospedou ... , as pessoas ficavam surpresas. Quando fizemos a Ele alguma destas coisas? E Ele responde:
"... quando o fizeste a um destes pequeninos irmãos, a Mim o fizeste" (Mt 25: 40).
O dar generosamente não nos salva, mas mostra que somos salvos!
A nossa generosidade para com os outros traz-nos o tesouro celestial, a bênção divina, o reino, ou seja, santas recompensas. É é essa a razão porque Jesus enfatizou tanto o dar.
As pessoas que servem (ou querem servir) ao Deus verdadeiro precisam ser libertas da escravidão das riquezas. Nota: Deus não é contra as riquezas, mas é contra a escravidão que ela traz ao homem.
6-) DAR A QUEM PEDIR:
Um dos mais duros discursos de Jesus sobre o dar está no Sermão da Montanha:
"Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes"
( Mateus 5: 42). "E dá a qualquer que te pedir; e se alguém tomar o que é teu, tu não lho tornes a pedir (não entre em demanda)" (Lucas 6: 30).
Jesus não deixa espaço para as exceções. E o motivo é muito simples: Ele quer nos ensinar que não pode haver limites no nosso dar:
"Amai os vosso inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lucas 6: 35).
"Dai e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitarão no vosso regaço" (Lucas 6: 38).
Não é somente o dar aos nossos amigos e irmãos em Cristo que atrai as maravilhosas bênçãos de Deus para a nossa vida. Mas o dar também aos mendigos, aos inimigos e pecadores ingratos.
7-) DAR SECRETAMENTE:
"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis recompensa junto a vosso Pai que está nos céus. Quando pois deres esmolas, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo, que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que fez a tua direita, para que a tua esmola seja dada em secreto, e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará" (Mateus 6: 1-4).
Quando fazemos ofertas generosas e recebemos a aclamação dos homens achamos que isso é recompensa suficiente. Jesus diz o contrário: a recompensa destes só é a fama! Jesus diz que teremos recompensa celestial todas as vêzes que NÃO fizermos propaganda da nossa generosidade.
8-) DAR HOSPITALIDADE:
"Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas quando fizeres um convite, chama os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos. E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos" (Lucas 14: 12-14).
Dar ao necessitado deve ser prioridade, pois estamos dando a Deus!
Devemos dar de um modo que ganhemos tesouro no céu, ao invés de tesouro na terra!
Quando abrimos a nossa casa ao necessitado, temos uma substancial recompensa no céu.
9-) DAR AO GOVERNO:
"Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Lucas 20:25).
Devemos pagar os nossos impostos, sem, entretanto, esperar recompensa celestial. Note que em Mateus 17: 24-27, Jesus deu uma provisão milagrosa para que Ele e Pedro pagassem o seu imposto anual.
10-) DAR O PERDÃO A QUEM DEVE:
"o pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:11-12).
Dívida é uma forma de escravidão que aprisiona milhões de pessoas. Jesus associa o perdão ao suprimento básico de alimento. Se confiamos no Senhor para o suprimento do alimento, também devemos confiar N’Ele para nos livrar das nossas dívidas. Mas há uma condição: PERDOAR AQUELES QUE NOS DEVEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário