quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Não Temas - Isaías

ISAÍAS 43,1 => NÃO TEMAS !!!!Deus só pode nos abençoar à medida que avançamos, que enfrentamos as situações, mesmo desconhecidas.

Os últimos acontecimentos em Israel têm preocupado muitos de nós, porém temos que nos lembrar que o medo é uma poderosa arma de Satanás para influenciar a nossa mente e nos paralisar.Meditemos no que Deus falou a Isaque em Gerar: "...NÃO TEMAS porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo" (Gen 26,24);... e do que Deus falou a Gideão: "Paz seja contigo! NÃO TEMAS! Não morrerás!!!" (Jz 6,23);... e do que Eliseu falou ao seu moço: "NÃO TEMAS! Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles" (II Rs 6,16).Mesmo nos momentos de fraqueza Ele está conosco para nos dizer: "NÃO TEMAS, porque Eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; eu te sustentarei com a destra da minha justiça" (Is 41,10). Ele promete ser a nossa companhia nos momentos de provação (Is 43,1-3) e nos garante TOTAL proteção: "NÃO TEMAIS pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais" (Mt 10,31).Se o Senhor está conosco, nossa vida está nas suas mãos: "Quando o ví, caí a seus pés como morto. Porém Ele pôs sobre mim a Sua mão direita dizendo: NÃO TEMAS, Eu Sou o primeiro e o último. Eu Sou o que vivo; fui morto, mas estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno!".(Ap 1,17-18).

O Senhor está nos chamando com um alvo específico: SERMOS UM POVO SANTO, UM POVO SEPARADO COMO ISRAEL.

"Pois tu és um povo Santo ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu para que lhe fossess o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a Terra"(Dt 7,6).Apesar da infidelidade de Israel, Deus o amava e lhe prometia a libertação do cativeiro em Babilônia. Assim como nós, apesar das nossas infidelidades, alcançamos misericórdia do Senhor. Somos o Israel de Deus:"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido para que ANUNCIEIS AS GRANDEZAS daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; antes não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançaste misericórdia" (I Pe 2,9-10).Deus sempre foi conhecido em Israel como o Redentor. Ele é o autor da nossa Redenção. Ele anseia que DEPENDAMOS COMPLETAMENTE D'ELE NESTES DIAS: "Espera, ó Israel, no Senhor, pois no Senhor há constante .amor, e N'Ele há plena redenção. Ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades" (Sl 130,7-8).ISAÍAS 43,2 ATREVER-SE A CRER!!!

Novamente o Senhor vem nos falar de que Ele é o nosso Libertador. A palavra "água" pode ter o sentido de vida quando se refere ao Espírito Santo, por exemplo. Mas neste caso o Senhor nos fala das "águas da aflição" (Sl 124). E o Senhor nos promete livramento não só das águas da aflição, mas também do fogo, assim como Ele livrou os amigos de Daniel da fornalha ardente sem nenhum sinal de queimado nos cabelos, nas roupas ou no corpo (Dn 3,1-30).

É A OPERAÇÃO MILAGROSA E TOTAL DO PODER QUE DEUS OUTORGA AQUELES QUE N'ELE CONFIAM PELA FÉ !!!
ISAÍAS 43,3 AS RIQUEZAS PROMETIDAS

Em Isaías 45,14 vemos as riquezas prometidas pelo Senhor: da Etiópia, do Egito e Sebá. Hoje, entretanto, estes povos representam para nós uma falsa segurança (Vide Is 30,2 e Is 31,1). A queixa de Israel com relação ao Egito é que este país o expõe como nação à intriga da política internacional. Agem traiçoeiramente e recusam apoio nos tempos de guerra. A seguir, vamos compreender melhor sobre as riquezas prometidas.
ISAÍAS 43,4 A VERDADEIRA HONRA

Apesar das riquezas prometidas por Deus, Ele nos alerta que a honra verdadeira só pode vir D'Ele e é fruto do SERVIÇO:"Também até o que não pediste te darei, assim RIQUEZAS como GLÓRIA, para que não haja teu igual entre os reis, durante todos os teus dias" (Resposta de Deus a oração de Salomão) (I Rs 3,13)."Aquele que ME SERVE deve seguir-me e onde Eu estiver, alí estará também o meu servo. E se alguém ME SERVIR, MEU PAI O HONRARÁ" (Jo 12,6).Devemos entender essas RIQUEZAS como uma espécie de "RECOMPENSA" por sermos co-participantes da obra de RESTAURAÇÃO do Israel de Deus.

A GLÓRIA mencionada acima, é Deus sendo glorificado através da Sua Noiva: a Igreja. O fruto do trabalho do Nosso Salvador precisa ser MANIFESTO AO MUNDO ATRAVÉS DE NÓS, OS SEUS REDIMIDOS" (Zc 2,8 / Is 62,3).

"... darei homens por ti e os povos pela tua vida" => Aqui visualizamos a Igreja Gloriosa: completamente SEPARADA para o Senhor, PURIFICADA do pecado pelo Seu sangue, LIMPA pela Sua Palavra e que será apresentada ao Senhor gloriosa, sem mácula nem ruga, santa e irrepreensível (Ef 5,27).

ISAÍAS 43,5 O NOVO ÊXODO: A PLENITUDE DOS FRUTOS
Este versículo nos fala da volta dos judeus à sua terra, conforme vemos nestes dias. Isso também aconteceu no fim do cativeiro em Babilônia. Mas agora será um NOVO ÊXODO, maior do que aquele que presenciamos no Egito no tempo de Moisés. Os judeus agora voltarão de todas as nações por onde foram dispersos (Jr 16,14-15 e Jr 23,3).
Cremos que Deus quer nos falar sobre o fim do nosso opróbrio. Ele quer mudar a nossa sorte e que nos regozijemos N'Ele e com o Seu povo. Ele quer que recebamos uma UNÇÃO DO SEU AMOR para JULGAR O PECADO e não para DESCULPÁ-LO.

São tempos de RESTAURAÇÃO em que Deus está reunindo os seus verdadeiros adoradores para que cheguem à plenitude da frutificação em Cristo Jesus (Is 27,13) e cumpram os propósitos divinos.Deus vai reunir a Jacó (o Israel nativo) para juntamente com o novo Israel (os gentios convertidos) celebrarem a Nova Aliança no Seu Sangue (Is 49,5 e I Co 11,25). Jeová Nissi vai hastear a Sua BANDEIRA !!! (Is 49,22).ISAÍAS 43,6-8 O CHAMADO ÀQUELE QUE TEM SEDE !!! Nos versículos 6 e 7 o Senhor nos fala da Universalidade do chamado a todo aquele que tem sede (conforme Is 55,1 / Rm 10,12 / I Tm 2,4 / Ap 22,17) e no versículo 8 vemos a reunião daqueles que precisam NASCER DE NOVO e que virão para serem salvos e curados (Jo 9,25).ISAÍAS 43, 9-10 O NOVO PENTECOSTES Cremos que vamos experimentar um NOVO PENTECOSTES nesta convenção, conforme profetizou Dr. Morris Cerullo. Ao meditar nisso, lembremo-nos de que Jesus apresentou-se VIVO aos seus discípulos durante os 40 dias que se seguiram à Sua ressurreição e lhes ordenou que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa do Pai. Ele disse: "... mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis MINHAS TESTEMUNHAS tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra" (At 2,8). É necessário, entretanto, FÉ para crer na operação milagrosa do Espírito Santo nestes dias (Jo 20,30-31). O Espírito Santo vem nos dar o PODER PARA TESTEMUNHAR eficazmente, confirmando a Palavra mediante os SINAIS, os quais agregarão multidões de todos os povos e estabelecerão o Reino de Deus aqui na Terra. Aleluia!!! Precisamos orar por isso!!!"Digo-vos isto agora, ANTES que aconteça, para que QUANDO ACONTECER ACREDITEIS que Eu Sou" (Jo 13,19 / Jo 14,29).Vamos precisar também de SABEDORIA E DISCERNIMENTO ESPIRITUAL, pois vamos POSSUIR a terra em vamos pisar com a planta dos nossos pés. "O Senhor te dê prudência e entendimento, quando te colocar sobre Israel, a fim de que guardes a lei do Senhor teu Deus" (I Cr 22,11 => Oração de Davi a Salomão. Veja também Dt 4,5-6).

ISAÍAS 43,11-12 ANUNCIAR, SEM SE CALAR!!!
Somos chamados a ANUNCIAR, SEM NOS CALAR: "... não temas; pelo contrário, fala e não te cales, porquanto estou contigo e ninguém ousará fazer-
-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade" (At 18,9-10 / Vide At 22,15).ISAÍAS 43,13 NOSSO DEUS É INCOMPARÁVEL!!!
"Não há deus semelhante ao nosso Deus, glorificado em santidade, segundo o que nós mesmo temos ouvido, nem no céu e nem na terra, que guarda a aliança e a misericórdia aos teus servos que de todo o coração andam diante de ti" (Ex 15,11. Veja também II Sm 7,22 e I Rs 8,23).Ele é um Deus para o qual TUDO É POSSÍVEL (Mt 19,26). Sendo o TODO PODEROSO (Ap 19,6) e um Deus IMUTÁVEL (Ml 3,6 / Tg 1,17), podemos estar absolutamente seguros de que as Suas promessas hão de se cumprir.

ISAÍAS 43,14-15 => OBSTÁCULOS AO PROGRESSO ESPIRITUAL
Nestes versículos observamos a libertação do povo de Israel do jugo de Babilônia, porém para nós hoje o Senhor nos fala da importância de nos HUMILHARMOS perante a Sua face, para que o Seu Senhorio seja absoluto e Ele possa nos dar o livramento da mão dos nossos inimigos: "Todo vale será aterrado e nivelados todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado e os lugares escabrosos aplanados" (Is 40,4).A seguir, resumimos quais os principais OBSTÁCULOS ao nosso progresso espiritual:
a) Amor demasiado aos prazeres deste mundo;b) apoiar-se somente na experiência dos outros;c) esmorecimento por causa do desencorajamento dos outros;d) incredulidade nas promessas de Deus;e) apego aos bens materiais;f) laços familiares (laços de alma);g) obstáculos imaginários.

ISAÍAS 43,16 - DEUS É QUEM REMOVE OS OBSTÁCULOS:
Para nós o Senhor nos lembra que "... fora D'Ele não há Salvação" (Is 43,11). Quando Ele tem um propósito, certamente não medirá esforços para tirar todos os obstáculos do caminho. Ele é um Deus que sempre abre caminho em meio às dificuldades da caminhada.ISAÍAS 43,17 => A PROMESSA DE VITÓRIA!!! Além de remover os obstáculos e abrir caminho em meio às dificuldades, o Senhor promete VITÓRIA frente aos nossos inimigos, guerreando as nossas guerras:"Enviarei o meu terror diante de ti confundindo a todo o povo aonde entrares; farei com que todos os teus inimigos te voltem as costas" (Ex 23,27).
"Veio da parte de Deus o terror sobre todos os reinos daquelas terras, quando ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel" (II Cr 20,29).

ISAÍAS 43,18-19 => A OBRA NOVA:
O Senhor nos fala para esquecermos as coisas antigas e olharmos para a OBRA NOVA: "E Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: ESCREVE porque estas palavras são fiéis e verdadeiras" (Ap 21,5)."Já tens ouvido, olha para isto: porventura não o anunciareis ??? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, que não conhecias" (Is 48,6). O QUE É ENTÃO ESTA OBRA NOVA ??? Estamos numa nova fase de atividade do Espírito que ameaça frontalmente o reino das trevas.Para entendermos melhor isso, precisamos compreender a diferença entre RENOVAÇÃO e RESTAURAÇÃO:Por RENOVAÇÃO podemos compreender o derramamento do Espírito Santo, seus dons, sua alegria e o seu poder no meio da Igreja. Embora este mover esteja transformando e abençoando a vida de muitas pessoas, ele fica restrito àquilo que Deus está fazendo PARA NÓS.Já na RESTAURAÇÃO vemos um poderoso mover do Espírito Santo visando estabelecer a AUTORIDADE, A ORDEM, A DEDICAÇÃO E A ALIANÇA. A ênfase está em como servir a Deus através da honra que damos à Sua autoridade delegada e como estamos ligados uns aos outros.Sendo Satanás o acusador, o arqui-rebelde, pai da desordem e rebelião, não devemos estranhar que ele vai lutar fortemente contra o estabelecimento da ordem na FAMÍLIA e NA IGREJA. Diferentemente da renovação, a obra de restauração é um processo lento e árduo que implica em batalha espiritual. Lembremo-nos da forte oposição que Esdras e Neemias e seus obreiros enfrentaram enquanto reconstruíam o templo e os muros de Jerusalém, debaixo dos olhares dos seus inimigos.

ISAÍAS 43,20-21 => O LOUVOR E A ADORAÇÃO:
Além do suprimento de água para aqueles que têm sede espiritual e anseiam serem testemunhas vivas, o Senhor espera que cantemos novos CÂNTICOS E LOUVORES desde a extremidade da Terra. (Is 42,10). À partir dos nossos louvores e dos cânticos, vamos DESPERTAR o Senhor Poderoso que sairá como homem de guerra para sujeitar os seus inimigos, que são também os nossos.
ISAÍAS 43,22-28 => OS IMPEDIMENTOS PARA A GRAÇA:
O Senhor nos fala aqui do seu intento de que tenhamos ÍNTIMA comunhão com Ele.A nossa FALTA DE ORAÇÃO, INFIDELIDADE, AVAREZA, por achar que temos algum MÉRITO PESSOAL pessoal naquilo que Ele nos concede, julgando-O até mesmo injusto, estes são os grandes impedimentos para alcançarmos a Sua graça.
Se não houver ARREPENDIMENTO e correção seremos punidos por Deus Entretanto, por causa da sua infinita misericórdia, Ele está sempre pronto a perdoar as nossas faltas. Amém. Obrigado Senhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário