quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Masculinidade


- Adão estava ali o tempo todo ? Em pé ao lado de Eva ? Ouviu cada palavra da serpente ?
-POR QUE ELE NÃO DISSE NADA ? Ele sabia que a serpente estava agindo com astúcia ! ( I Tm. 2-14 ).
-Note que enquanto a serpente confundia as idéias de Eva sobre Deus, Adão nada fez !
-Ele só observou enquanto ela olhava a árvore proibida, viu quando ela se aproximou, viu quando ela estendeu a mão para pegar do fruto e não fez nada para detê-la ! Ele permaneceu em silêncio ! Por quê ?
-Ele sabia, ele não fora enganado. Ele poderia e deveria Ter interrompido aquela conversa, mas não o fez ! Poderia Ter dado uma ordem à serpente "SUMA DAQUI" . Mas não fez .
-Isto nos revela o começo da falha de todo homem:
-rebeldia de Caim

-impaciência de Moisés
-fraqueza de Pedro
até a nossa própria falha !
-O HOMEM SE SENTE CONFORTÁVEL EM SITUAÇÕES QUE ELE -PODE DOMINAR OU CONTROLAR SITUAÇÕES QUE ELE SABE O QUE FAZER.
-Mas quando as coisas ficam confusas e apavorantes seu ser se contrai e ELE SE AFASTA ! ( Foge ).
-Quando a vida o frusta de maneira imprevisível ele deixa que a raiva cresça dentro de si !
-Nessa hora ele se esquece da VERDADE DE DEUS e começa a se justificar ! DAÍ PARA FRENTE TUDO DÁ ERRADO.
-ELE VOLTA-SE PARA SI MESMO E TENTA FAZER, DE TODO JEITO, -A SUA VIDA FUNCIONAR. Resultado paixões sexuais incontroláveis , filhos abandonados sem apoio ou direção, homens bravos que querem estar no controle de tudo !
-Mas DEUS CHAMOU O HOMEM PARA ADENTRAR A PERIGOSA INCERTEZA DE OUVIR O QUE DEUS QUER FALAR E AGIR SEGUNDO A SUA DIREÇÃO ! Mas, como Adão, TODA A VEZ QUE NOS ESQUECEMOS DISSO, PERMANECEMOS EM SILÊNCIO !
-Por causa da omissão dos homens, Satanás tem um inumerável número de vitórias : na família, no trabalho, na Igreja e na vida das nossas esposas !
-ESTÁ NA HORA DOS HOMENS OUVIREM A DEUS E FALAREM .
Nós achamos que homens amadurecidos são os que não têm conflitos. ISSO É ENGANO !
-Nosso conceito de masculinidade é ver alguém que CONTINUA FUNCIONANDO, no meio das dificuldades ! MESMO QUE NÃO TENHA NENHUMA VITÓRIA SOBRE ELAS !
-MAS DEUS ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, ESTÁ MENOS INTERESSADO EM NOS ENSINAR COMO FAZER PARA AS NOSSAS VIDAS FUNCIONAREM MELHOR E MAIS INTERESSADO EM DESPERTAR EM NÓS, NO MEIO DAS DIFICULDADES, UM PROFUNDO AMOR POR JESUS CRISTO !
-Em vez de solucionar apenas os nossos problemas Deus nos desequilibra, nos desestrutura para que nos tornemos menos seguros em relação ao entender o que nos cerca e provocar que façamos perguntas difíceis, que venham à tona dúvidas e problemas escondidos que nos afastam Dele ( de Deus ).
-A Bíblia não é um manual para fazer a vida funcionar ! Mas ela nos dá razões para continuar mesmo quando a vida não funciona !
-A grande parte das pessoas odeia se sentir confusa e sem controle ! ENTÃO CONCLUÍMOS QUE O MELHOR É ENFRENTAR HONESTAMENTE OS PROBLEMAS.
-Algumas coisas na vida podemos "controlar" e "prever": visita preventiva ao dentista, pré-natal, exames no ginecologista, manutenção no caro.
MAS NO QUE DIZ RESPEITO AO CRISTIANISMO, AS COISAS SÃO MENOS CONTROLÁVEIS E MAIS MISTERIOSAS E DESORDENADAS !
-o que você faz quando descobre que sua filha foi abusada sexualmente na escola ?
-Como você lida com alguém que tem inveja ?
-Como você espanta pensamentos imorais ?
-Como se chega a Deus quando tudo está destruído ?
-ATENÇÃO : Não há nenhuma fórmula a seguir nas coisas mais importantes para nós ! Deus planejou que as coisas saíssem do nosso controle para extrair, de dentro de nós, tudo aquilo de BOM que ELE JÁ COLOCOU !!! Isso não é para nos desanimar, ou par nos frustar !
-O ALVO É QUE NOS ABANDONEMOS NO MEIO DESSE MISTÉRIO QUE É A SUA PRESENÇA NA NOSSA VIDA !
-MASCULINIDADE É A CORAGEM PARA CONTINUAR AVANÇANDO EM MEIO AS CONFUSÕES QUE NOS CERCAM RUMO AOS RELACIONAMENTOS.
-MASCULINIDADE SIGNIFICA NÃO FICAR PARADO ! É AVANÇAR EM MEIO AS DIFICULDADES. É TER ESPERANÇA MESMO QUANDO ESTAMOS CONFUSOS ! É AVANÇAR NO MEIO DO DESERTO E DO DESÂNIMO!
-É ANDAR DIRIGIDO POR DEUS, MESMO COM FRACASSOS E DERROTAS!
-Os homens pensam que podem resolver as coisas sozinhos . Pensam em resolver as coisas como uma coisa quebrada, que colocam SUPER-BONDER E PRONTO ! Falta sensibilidade , Amor.
-Como adultos nossas responsabilidades se voltam para identificar e entender os problemas que temos ( prostituição, adultério, homossexualismo, drogas) e darmos uma solução para vencermos estes problemas ! E SOMOS MEDIDOS POR ESTA CAPACIDADE.
HÁ UMA TEOLOGIA CENTRADA SOMENTE NO BEM ESTAR DO HOMEM E NO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES E MENOS EM CONHECER E EXPRESSAR O CARÁTER E PROPÓSITOS DE DEUS !
-Quando o homem não tem saída e tem que admitir que "NÃO SABE O QUE FAZER", ELE SE SENTE MENOS HOMEM !
TORNAN-SE ENTÃO COVARDES, INDECISOS, FRACOS E SEM AÇÃO !
-Não agem a não ser para berrar com as mulheres, atirar-se na bebida e masturbar-se com suas fantasias preferidas.
-A cultura espera que o homem saiba sempre o que fazer. Portanto para ele é difícil enfrentar uma situação em que ele não tenha uma "receita de bolo" ( fórmula mágica ).
-Quando os homens não como fazer com um problema, normalmente se envolvem com outras atividades que sabem que vão ser bem sucedidos ! TÊM DIFICULDADES DE OUVIR RECLAMÇÕES DA SUA ESPOSA ( solidão, mágoas, mal compreensão ).
-O homem viril se move mesmo sem receitas e fórmulas mágicas: NÃO SABEM O QUE FAZER, MAS NÃO FICAM PARADOS. TENTAM BUSCAR EM DEUS A VISÃO PARA DESCOBRIR O SEU PROPÓSITO NAQUELAS CIRCUSTÂNCIAS. E SEGUEM DEPENDENDO DE DEUS PARA SOLUCIONAR !
-Os princípios que estão na Bíblia não são fórmulas mágicas de sucesso, mas a resposta às nossas necessidades individuais visando nos UNIRMOS mais a Deus e em contarmos Sua história ( e não melhorar a nossa vida para contarmos a nossa ! ).
-O nosso cristianismo está mais centrado em agradar a nós mesmos ( paz consigo mesmo / amizades/ bons salários/bons médicos para curar/bom relacionamento no casamento )!
-Nosso cristianismo precisa ser desafiado para revelar o Deus invisível através da nossa vida ! REFLETIR SUA IMAGEM.
-O que estamos fazendo é ACOMODANDO as nossas vidas a UMA POSIÇÃO MAIS CONFORTÁVEL !!! Se, entretanto, você buscar Deus, além dos fatos que te cercam, VOCÊ SERÁ A PESSOA QUE DEUS CHAMOU PARA SER !
-Ou queremos nos sentir bem, ou somos pressionados a fazer o que é certo ! Mas ainda assim nenhuma dessas coisas vai levar a provar aquilo que Deus tem reservado para nós !
-Quando nos esforçamos para conseguir sermos melhores duas coisas podem acontecer :
-Ou fracassamos e amargamos a derrota
-Ou nos saímos bem e ficamos orgulhosos.
-Queremos confiar em Deus dando PASSOS certos para cura e realizar as nossas ?????? . Mas nunca nos arriscamos na esfera da DEPENDÊNCIA E CONFIANÇA TOTAL !
-Queremos coisas previsíveis, coisas claras, concretas que façam a nossa vida funcionar como queremos.
-Mas com Deus sempre lidamos com o IMPREVISÍVEL, situações sem ordem clara, não concretas que passamos ??????.
-Preferimos estabelecer alvos e objetivos e termos um bonito plano para seguir. MAS DEUS QUER QUE CAMINHEMOS CONFIANDO NAQUELE QUE JAMAIS PODEMOS CONTROLAR ( mesmo na oração ).
-Nossa energia deve estar canalizada para agradar a Deus e NÃO PARA FAZER ALGUMA COISA ACONTECER.
-Aquietarmo-nos nos braços do Pai, buscá-Lo intensamente, ter intimidade e relacionar-se mais profundamente com as pessoas é um desafio. É um terreno incerto e sem controle, mas que Deus quer que PENETREMOS.
-Brigas entre marido e mulher nos levam a conhecer o "buraco negro" que está dentro de nós e a ESCURIDÃO QUE NOS CERCA quando não temos luz ! Exemplo:
-Falta de consolo!
-Falta da presença de Deus!
-Sem saber o que fazer! Medo / Insegurança.
-DUAS ATITUDES: 1. Ou esperar que tudo passe naturalmente
2. ENTREGA-SE A DEUS SEM RESERVAS !
A escuridão muitas vezes nos leva a OUVIR SUA VOZ !
Os homens são chamados a adentrar a escuridão e a prosseguir avançando MESMO QUANDO NÃO À SUA FRENTE CONSEGUEM VER O CAMINHO!Deus falou para dentro da ESCURIÃO ( trevas )
2. MACHO Deus fez o homem Macho !
3. Primeira tarefa A ordem passou a existir pela palavra
falada de Adão !
Calar e Falar fazem muita diferença !
A BUSCA DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DE RECEITAS AFASTA-NOS DA FÉ EM DEUS !
A masculinidade para Deus é penetrar na ESCURIDÃO !
Deus falou à ESCURIDÃO ! Ele estabeleceu ordem ! Ele embelezou esta terra, criou as pessoas, as abençoou, deu generosa provisão física e deu a mulher ao homem. PARA QUE ELES NÃO PRECISASSEM BUSCAR MAIS NADA.
Foi Cristo que falou para dentro da escuridão ELE FALOU PARA DENTRO DA ESCURIDÃO PARA TRAZER VIDA !!!
Se esquecermos que Deus criou tudo falando para dentro da escuridão correremos o risco de nos tornarmos ÍMPIOS !
O HOMEM É CHAMADO PARA PENETRAR COM A SABEDORIA DE DEUS AS TREVAS MAIS ESCURAS DA SUA VIDA. PRECISAM DECLARAR PALAVRAS PODEROSAS PARA DENTRO DA CONFUSÃO DA VIDA COM A MESMA FORÇA QUE SAIU DE CRISTO QUANDO ELE FALOU PARA A ESCURIDÃO ( Cl. 1:24-29 )
A ESCURIDÃO possui várias dimensões. Mas a escuridão de Gênesis diz respeito à CONFUSÃO que está prestes a dar a luz a ordem e a beleza.
É O CAOS SENDO TRANSFORMADO EM ALGO MARAVILHOSO !
Dt. 4:11 As pessoas no Sinai ouviram a voz das palavras, mas não viram nada. NAS TREVAS DA SUA VIDA, EM MEIO A CONFUSÃO
VOCÊ PODE NÃO VER NADA, MAS PODE OUVIR A VOZ DE DEUS.
O alvo desta palavra é encorajar os homens a liberar as profundas atitudes masculinas que Deus possui e que foram dadas ao homem para refletirem a imagem e semelhança de Deus.
Poucos homens se arriscam a penetrar na esfera do MISTÉRIO !
O que fazer se você está descontente com o seu emprego?
Procura outro ?
Aceita como presente de Deus ?
Para de se queixar e agradece pelo salário ?
Procura conhecer o que não está se agradando e analisa se pode mudar em algo?
A Masculinidade começa a crescer na medida que o homem faz perguntas para as quais sabe que não existem respostas !
As receitas para soluções de problemas não funcionam enquanto estamos no escuro !
Buscamos mais e mais receitas ! Queremos alívio para a confusão ! MAS A CONFUSÃO CESSA QUANTO MAIS CONHECEMOS A CRISTO, QUANTO MAIS DEPENDEMOS DELE, QUANTO MAIS CONFIAMOS NO SEU PODER SOBRENATURAL PARA NOS FAZER "PAIRAR" SOBRE A - ( CONFUSÃO / ESCURIDÃO ) QUE ENFRENTAMOS.
Quando adentramos com a Palavra a escuridão ela gera vida !!!
DUAS COISAS MEXEM COM TODOS OS HOMENS : SEXO E VIOLÊNCIA!
Os filmes giram mais em torno dessas duas coisas !
Quando há um caos na vida de um homem geralmente ele se atira às fantasias sexuais ou descarrega a sua raiva usando a violência !Em Gênesis tudo começou com o CAOS E SE TRANSFORMOU NUM PARAÍSO Tudo era perfeito – relacionamento homem e mulher e com Deus !
Mas o caos entrou de novo no dia em que a serpente ( = total escuridão ) tornou confusa a Palavra de Deus e a QUESTIONOU ! O CAOS voltou a ser instalado !
Adão se calou e transformou de novo o Paraíso em deserto ! Introduziu a violência e a perversão sexual aos seus descendentes :
morte de Abel por Caim
incesto das filhas de Ló
estrupo de Diná
A luta e o fracasso de Adão se repetem nos homens de hoje. Nossas vidas estão cheias de fracassos e caos. USAMOS MUITOS DISFARCES.
Quais os Caos de hoje ? Perda de emprego, redução de salário, perda de um cônjuge, filho nas drogas, doenças incuráveis pela medicina !
Quando um homem busca um referencial para sua masculinidade para quem ele olha ? Para o pai, para outros homens , suas igrejas? Filmes? TV. ?
A maior parte dos homens é definida pela cultura que os cerca e menos pelas verdades da Palavra de Deus !
Na mitologia os deuses eram representados por aparências de ira, guerras, batalhas, ódio, inimizades, competições, disputas, queixas, lamentações, paixões desenfreadas, gerando filhos mortais de um ser imortal !
Em Gênesis o homem foi feito à imagem de Deus .
NO CRISTIANISMO TUDO COMEÇOU COM DEUS E NÃO COM O HOMEM ! Nada fala sobre a violência e o apetite sexual do homem !
Macho e fêmea viviam em harmonia. O homem não tinha medo da mulher ! A mulher não tentava diminuir a macho ! Eles ajudavam um ao outro e juntos cultivavam o jardim que viviam !
Adão e Eva tinham que "CULTIVAR E GUARDAR".
Força é o oposto da violência!Intimidade é o oposto de perversão sexual. É para alimentar o homem e não para a satisfação dos seus desejos egoístas.
O que Adão disse SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS
O homem de Deus não vive para si . Ele é mediador.
ELE NÃO DESTRÓI OS SEUS FILHOS.
A desobediência de Adão trouxe o Caos de volta, um mundo de sexo e violência.
Lendo Gênesis vemos a conseqüência de tudo isso: ódio, assassinato, racismo, incesto e adultério.
Hoje muitos cristãos vivem nas igrejas num caos como os pagãos vivem ! Acham que não há mais esperança ! Acham que Deus está ausente, que Deus está calado !
Por não saber resolver busca o sexo e a violência.
A fúria faz o homem se sentir poderoso.
A violência faz o homem querer com suas PRÓPRIAS MÃOS CORRIGIR Aquilo que um Deusinjusto não pode fazer !
O sexo ajuda o homem a esquecer ! A fantasia alimenta o seu egoísmo. Ele nega a dor do passado e a esperança do futuro.
A história de Gênesis começa bem e termina mal. Mas temos uma esperança hoje:
a beleza existe
a ordem existe
as coisas têm significado
A violência e a perversão sexual trazem o CAOS.
Gênesis nos desafia ao retorno: volta para Deus, honrarmos o nosso chamado. Sermos IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário